Governo vai aderir ao Projeto Vale Sonhar para reduzir casos de gravidez na adolescência


A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta sexta-feira (14) uma equipe do Instituto Kaplan para apresentação do Projeto Vale Sonhar, que visa contribuir com a diminuição do número de gravidez na adolescência através de um trabalho desenvolvido nas escolas públicas. Em conversa com a diretora executiva do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, a Governadora acertou a implantação do projeto nas escolas estaduais dos 167 municípios do RN.
Reuniao
O objetivo é desenvolver a responsabilidade pessoal dos alunos a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto de vida. O Vale Sonhar é realizado por meio da metodologia de multiplicador e, para isso, o Instituto Kaplan vai treinar profissionais da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), responsáveis por preparar professores para as atividades escolares ligadas à prevenção à gravidez na adolescência.

O trabalho realizado pelo projeto – da fase de implantação até a execução – leva cerca de 1 ano e oito meses e deve atingir alunos do Ensino Médio a partir da realização de três oficinas de prevenção utilizando o Jogo Vale Sonhar. O projeto não terá custo algum para o Governo do Estado, já que todo o investimento financeiro será do Instituto Kaplan, tendo a Seec, apenas, que disponibilizar professores para colocar o trabalho em prática.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, “o projeto é maravilhoso e sua implantação vai auxiliar nesse trabalho de prevenção, podendo integrar, inclusive, a Secretaria de Saúde”. Segundo a chefe de Gabinete da Seec, Gizele Almeida, que participou do encontro com o Instituto Kaplan, em janeiro deve ser feita a primeira reunião com as Diretorias Regionais de Educação (Direds) para apresentar o Projeto Vale Sonhar e selecionar os professores que vão colocar o trabalho em prática nas escolas. O objetivo é ter todos os docentes capacitados até o final do primeiro semestre de 2013.

Atualmente, o Projeto Vale Sonhar é desenvolvido em São Paulo (3.578 escolas), Espírito Santo (241 escolas) e Alagoas (178 escolas). Participaram também da reunião a coordenadora do Programa RNVida, Sonali Rosado; e representantes da empresa CPFL Renováveis, Fernando Padilha e Tarcísio Borin.

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo