Centenário de Luiz Gonzaga é celebrado com festa no Brasil



Há exatamente um ano, o Brasil dava início às comemorações do centenário de Luiz Gonzaga. Foram 365 dias de celebrações em todo o País, sobretudo no Nordeste, que lembraram a vida e a obra de um dos principais artistas do século 20, com shows, exposições, peças, palestras e filmes. Nesta quinta (13), na data dos seus 100 anos de nascimento, dezenas de artistas fazem festa em Pernambuco, da capital até Exu, cidade natal do Rei do Baião.
A festa aniversário de Gonzagão começa, no Recife, com a Alvorada Gonzaguiana, às 6h, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife. Haverá salva de tiros de bacamartes, seguido de apresentações de quadrilhas juninas, aboiadores, bandas de pífano e grupos de xaxado. No Bongi, no Espaço Cultural Alberto da Cunha Melo, acontece a concentração da caminhada Sanfona do Povo. De lá, cerca de 50 sanfoneiros partem em direção à Praça da República tocando músicas de Gonzaga. Às 9h30, a caminhada segue para o Marco Zero e depois à Torre Malakoff, onde se revezam em curtas apresentações até às 17h.

Um palco armado na Praça do Arsenal recebe shows de artistas locais e nacionais até domingo. As apresentações gratuitas começam às 20h e trazem nomes como Fagner e Alceu Valença, hoje; Azulão, Rogério Rangel, Santanna e Assisão, amanhã; e Petrúcio Amorim, Silvério Pessoa e Anastácia, no domingo.
No Pátio de São Pedro, às 20h, outros artistas fazem o Parabéns Pra Gonzagão. E além de shows, o Governo do Estado preparou uma programação paralela que ocupa os equipamentos públicos na capital. Exposições, mesas e debates movimentam esses espaços, abordando o universo do cancioneiro gonzaguiano.

EM EXU - A cidade natal de Luiz Gonzaga, Exu, no Sertão de Pernambuco, a 630 km do Recife, é o palco principal da festa. O lugar já recebe turistas desde o início da semana, que vão a procura de forró. Um total de seis polos foram criados no município. Um dos centrais é o Palco Aza Branca, na praça de mesmo nome, criada pelo Rei do Baião em 1964.
Nesta quinta-feira, apresentam-se no Aza Branca o neto de Lua Daniel Gonzaga, o sobrinho Joquinha Gonzaga, o herdeiro Dominguinhos e o baiano Gilberto Gil. Amanhã, as atrações são o forrozeiro Amazan e a cantora Elba Ramalho. No domingo, tem Cristina Amaral, Novinho da Paraíba e Jorge de Altinho. Pela cidade de Gonzagão, nos outros polos, ainda há missa, apresentações grupos de cultura popular e oficinas.
Às 17h30, acontece a exibição gratuita do longa-metragem Gonzaga – de pai para filho, com a presença do diretor Breno Silveira e do sanfoneiro e ator Chambinho do Acordeon, que interpreta Gonzagão. Em seguida, o Exército Brasileiro também fará uma homenagem ao seu ex-praça “pelos relevantes serviços prestados à Força Terrestre no período de 1930 a 1939”. A solenidade constará de honras militares, leitura de um alusivo, entrega de uma placa simbólica, pronunciamento do general Odilson Sampaio Benzi, Comandante Militar do Nordeste.
Toda a programação comemorativa do centenário de Luiz Gonzaga vai ser transmitida ao vivo pela TV Pernambuco e a TV Brasil. Hoje, as emissoras levam as imagens da festa do Recife para todo o País, das 22h às 1h, com apresentação de Liliane Reis (do Estúdio Móvel da TV Brasil) e de Roger de Renor. Amanhã e sábado, eles exibem os shows direto de Exu para o Nordeste.
PELO BRASIL - Outros lugares do País também vão festejar os 100 anos do cantor de Asa branca. Em Brasília, nesta quinta (13), o arrasta-pé começa às 16h, na Rodoviária do Plano Piloto, de graça, com shows de sanfoneiros. Em Fortaleza, hoje e amanhã, tem o espetáculo Aboios – O som do Sertão, com o grupo A Rainha e os Vaqueiros, no Sesc Emiliano Queiroz. Em São Paulo, o Falamansa, Trio Virgulino e a cantora Anastácia fazem show no Canto da Ema, em Pinheiros, para celebrar o centenário.

JC Online

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo