NOSSA TENENTE ANANIAS

Tenente Ananias é um município brasileiro, localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião de Pau dos Ferros e à Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza a oeste da capital do estado, distando desta 402 quilômetros.[2] De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2010 sua população é de 9 911 habitantes. Área territorial de 223,67 km².

História

A Povoação da cidade de Tenente Ananias iniciou com a doação de uma área de cerca de 270 km² feita por Olímpio Moreira e pela família Queiroz em 1944.
Com a construção da Igreja, surgiu o povoado de Ipueira.
Em 1960 foi elevada a categoria de vila.
Em 10 de maio de 1962, lei 2.786, desmembrou-se de Alexandria e recebeu o nome de Tenente Ananias (Esse nome foi escolhido porque, à época, o Sr. Alfredo Gomes da Silveira era vereador e conseguiu colocar o nome do seu genitor, o Tenente Ananias. A população local entendia que o verdadeiro homenageado deveria ter sido o doador da terra que hoje pertence ao município)
Fonte: Francisco Malvino da Silveira - ex-vereador que participou da maioria dos eventos ocorridos no município (presidente da comissão de justiça da Câmara de Vereadores de Alexandria quando houve a seção que criou o município)

Geografia

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 11.524

Economia

A economia do município de Tenente Ananias é bem favorável relacionado a população em geral. pois predomina o crediário (cosméticos e variedades). Nesse setor o município é destaque ao compará-lo com outras cidades do RN. A cidade já foi destaque no setor de minerios, produzindo a maior quantidade de minérios, dentre eles a tão conhecida água marinha (pedra que se destacou no município). Hoje o mineral é bastante escasso, mas ainda se pratica o comércio do mesmo.

















SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo