Gustavo Carvalho dá sugestões para o enfrentamento da seca no RN

Um dos assuntos mais preocupantes para o Rio Grande do Norte foi abordado pelo deputado Gustavo Carvalho (PSB), no seu pronunciamento, na sessão desta quinta-feira (11). Os efeitos da seca em diversos municípios do Estado levou o parlamentar a apresentar sugestões na tentativa de minimizar o problema. Entre elas colocar em funcionamento os poços já perfurados, perfurar novos poços, aumentar o programa do leite, construção de cisternas, criação de uma frente parlamentar para o trabalho de desassoreamento e limpeza dos açudes e a realização de audiências com o Governo do Estado e demais poderes.
O deputado ainda sugeriu que os Bancos do Nordeste e do Brasil também participassem dos debates em torno dos efeitos da seca, tendo em vista que são os maiores fornecedores de crédito para os produtores. “Esse assunto é debatido aqui na Assembleia quase todos os dias, mas é preciso que permaneçam discutindo, em função da gravidade. Propondo que o Governo do Estado anuncie um plano emergencial com formulas exequíveis”, declarou.
Gustavo falou, ainda, sobre a participação em uma audiência pública realizada no município em Patu. “Em Patu, 44% do rebanho foi dizimado e dos poços que seriam perfurados, apenas 48% estão instalados. Além disso, Patu só tem 11% de água encanada da zona rural. É uma situação difícil, enfrentada por diversos municípios no RN”, afirmou. 

Expectativa

A seca e as dificuldades dos produtores também foram o tema abordado pelo deputado Vivaldo Costa (PR), que se mostrou otimista quanto às medidas que estão sendo tomadas: “A gente começa a acreditar que a situação vai melhorar”, disse. O parlamentar mencionou as ações do governo do Estado; a expectativa da chegada do milho da Conab; a destinação do bagaço de cana produzido no RN somente para os próprios produtores do Estado, entre outras ações em andamento.
Vivaldo foi aparteado pelos colegas Tomba Farias e Larissa Rosado (PSB). O parlamentar citou a participação do presidente Ricardo Motta (PMN) no comando das ações. “Nessa Casa há um pensamento unânime de todos os 24 deputados de estar ao lado do homem do campo, sofrido. Não temos registros de uma seca tão grande como essa de 2012”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo