SINAL VERMELHO: RESERVATÓRIOS DO RN ESTÃO SECANDO.

Sangrador do açude Moróró Tenente Ananias/RN 
Depois das festas do Natal e do Ano-Novo, espera-se que as atenções se voltem agora para a seca no sertão norte-rio-grandense. As últimas medições feitas nos principais reservatórios mostram uma situação preocupante. Sem chuvas há 18 meses, a água está se evaporando nas duas principais bacias hídricas do Estado. 

Na Apodi/Mossoró, o volume médio dos açudes e barragens é de 49,16%. Pode até ser pior, porque há reservatórios em que as medições estão desatualizadas. É o caso da lagoa do Apanha Peixe, em Caraúbas, onde o pessoal do Governo não passa desde junho de 2011. 


Mas os dados atualizados mostram que a barragem de Pau dos Ferros praticamente secou. Está com apenas 12,3 milhões (22,56%) dos 54,8 milhões que comporta. Em Tenente Ananias, o Açude Jesus Maria José também está com volume muito baixo.As duas grandes barragens, construídas durante o governo Garibaldi Filho nunca estiveram tão secos. 59,3% na Santa Cruz (em Apodi) e 46,8% na Umari, município de Upanema. O Açude Morcego, que abastece Campo Grande, está com apenas 23%. 


Na Bacia Piranhas/Açu, a média de dezembro dos reservatórios é de 48%, puxada pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que está com 53,68%, segundo medição feita em 26/12/2012. Tem mais de 1,2 bilhão de metros cúbicos, água suficiente para atender a demanda das adutoras até o final do ano. 


O sinal vermelho, no entanto, acendeu em praticamente todas as cidades do Seridó. O Itans (Foto), de Caicó, está com 28,2 milhões, ou 34,5%, da capacidade; Dourado, de Currais Novos, 14,9%; Zangarelhas, de Jardim do Seridó, 18,4%; Sabugi, de São João do Sabugi, 24,9%; Cruzeta 20,6%; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, 19,7%. A situação é um pouquinho melhor no Gargalheiras (Marechal Dutra) de Acari, com 41,2%, e Mendubim, em Assu, com 48,95% 

Nota do blog: veja abaixo alguma imagens do nosso reservatório de aguá que comprovam que a situação da cidade de Tenente Ananias esta se tornando a cada dia mais preocupante, por conta da falta de chuva em nosso município e região.Também fazemos parte desta triste estatística, portanto devemos nos prevenir o mais rápido possível.






SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo