Novo relatório da Saúde confirma 12 mortes por dengue este ano no RN


A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou 12 mortes causadas por dengue no estado em 2013. O dado está no relatório do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgado nesta segunda-feira (4) e que mostra quedas nos números de casos e óbitos relacionados à doença. No ano passado, entre janeiro e outubro, foram 19 mortes causadas pela dengue.
Quanto aos casos, o relatório aponta uma redução de 35% no número de notificações da doença. Houve diminuição também na quantidade de casos confirmados entre janeiro e outubro. Nesse período, foram confirmados 8.362 casos de dengue no Rio Grande Norte, número que, no mesmo período do ano de 2012, correspondeu a 12.872.
Do total de municípios do RN, 103 apresentam alta incidência da doença, 23 estão com média, 36 com baixa e 5 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal (3.834), Parnamirim (1.725), Santa Cruz (1.421), Pau dos Ferros (1.320) e Caicó (1.259).
O Programa Estadual de Controle da Dengue reforça junto à população e gestores de saúde alguns cuidados básicos diante da doença: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas.
A técnica responsável pelo Programa, Sílvia Dinara Alves, destaca a necessidade de se redobrar a atenção quanto aos cuidados de prevenção, já que está se aproximando o verão, quando as chuvas rápidas características criam condições favoráveis à proliferação do mosquito.
 
postado por o blog do sargento Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo