Escassez de chuva levará Caern a racionar água


Sangrador do açude Moróró Tenente Ananias/RN 
Apenas sete dos 46 reservatórios que abastecem os 167 municípios do Rio Grande do Norte estão com volume d’água superior aos 50%. A situação é preocupante porque as previsões meteorológicas apontam para chuvas abaixo do normal no sertão nordestino em 2013.
A situação é mais delicada se analisarmos as ações em discussão. Em caso de escassez de chuva, o Governo do Estado aposta em uma única alternativa para evitar o colapso no fornecimento de água à população: racionamento. A transposição também é uma opção, porém, as águas do rio São Francisco só devem chegar ao RN em 2015.

Periodicamente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza uma série de medições nos reservatórios do Estado. A última medição, divulgada no site da secretaria, apresenta números colhidos até o dia 1º deste mês. Alguns reservatórios estão com volume abaixo dos 10% e apenas um, o de Pilões, secou completamente.

A maioria está com o limite abaixo dos 50%. “A preocupação maior é que não está chovendo. Os reservatórios estão secando”, alertou a coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh, Joana D’Arc Medeiros.
Os sintomas da estiagem no RN, bem como projetos para combater os efeitos desta, são discutidos semanalmente em reuniões do Comitê Gestor Integrado da Seca. Convocado pelo Governo do Estado, o comitê é formado por secretários estaduais, Defesa Civil e representantes de órgãos relacionados ao tema. Nos encontros, são debatidos possíveis soluções para os 142 municípios que estão, desde o ano passado, em estado de calamidade devido à seca. Ontem, houve mais uma reunião.

veja fotos do reservatorio d'água de Tenente Ananias







*Blog do JP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo