Natal vive a maior crise de sua história


Ao longo de 413 anos de história, completados neste 25 de dezembro, Natal jamais enfrentou uma crise administrativa como a que se instalou ao longo destes últimos quatro anos. A cidade ficou, por duas vezes, sem prefeito. De segunda-feira (24) até a manhã desta quarta-feira (26), esteve também sem presidente da Câmara de Vereadores. A capital, cujo ex-prefeito Paulinho Freire decretou estado de calamidade pública na Saúde enfrenta ainda problemas na Educação, com a antecipação do fim do ano letivo e também com a suspensão da coleta de lixo.

Sobre estes problemas, o atual prefeito Ney Lopes Júnior asseverou que está fazendo o melhor que pode para reduzir o impacto do caos administrativo. "Eu me sinto com a certeza que não fugi do momento de crise. Eu honrei meu compromisso com o povo de Natal e estou aqui, lutando", enfatizou.

Crise na Saúde Municipal.

O calamitoso estado da Saúde Municipal, reconhecido através de decreto assinado pelo ex-prefeito Paulinho Freire, ganhará novos desdobramentos em breve. O prefeito Ney Lopes Júnior não descarta a possibilidade abertura de sindicância no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde para apurar a compra de medicamentos entre os anos de 2010 e 2011. Os itens venceram sem antes serem destinados aos postos de saúde municipais. O quantitativo de frascos, comprimidos e ampolas não foi confirmado pelo prefeito, tampouco o montante em recursos públicos desperdiçado na compra e inutilizarão dos itens.

Justiça afasta Prefeita Micarla de Sousa.

Em outubro de 2012 a jornalista Micarla de Sousa deixava, através de decisão judicial do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ RN) Amaury Moura Sobrinho, o cargo de prefeita de Natal. Micarla de Sousa foi acusada, pela Procuradoria Geral de Justiça, de participar de um esquema de corrupção iniciado na Secretaria Municipal de Saúde e que se ramificou em outras pastas que compõem a administração da cidade, como a de Planejamento e a de Educação.

Rejeitada por mais de 95% da população natalense, conforme pesquisa do Instituto Ibope publicada no mês de setembro passado, a jornalista Micarla de Sousa deixou a Prefeitura de Natal endividada e a cidade com problemas estruturais. Os postos de saúde desabastecidos, os salários dos funcionários terceirizados atrasados, lixo acumulado pelas ruas, além de vias esburacadas, ainda fazem parte do cenário da capital potiguar.
Fonte: G1

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo