Greve da Uern poderá acabar hoje

Após 56 dias de paralisação, o impasse entre Governo do Estado, professores e técnicos-administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se encaminha para um desfecho. Em reunião realizada ontem, 28, em Natal, as negociações avançaram e reascendeu a possibilidade de entendimento entre as partes, que poderá pôr fim ao movimento.

Na ocasião, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Álber Nóbrega, propôs fazer um "remanejamento" nas três parcelas do reajuste de 27% prometido no ano passado. Para 2012, em vez de aumento de 10,65%, o acrescimento salarial seria de 8%, dividido em duas vezes: 3% para julho e 5,5% para setembro. Em contrapartida, os aumentos a serem concedidos nos anos seguintes terão um acréscimo. Desse modo, segundo o secretário Álber Nóbrega, os próximos reajustes serão de 9% para 2013 e 10% para 2014.

O governo também se comprometeu, caso a proposta seja aceita, a encaminhar o projeto de lei que trata do aumento para a Assembleia Legislativa, sem condicionar os reajustes à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para a apreciação do projeto, a Assembleia Legislativa deverá convocar uma sessão em caráter extraordinário, já que o recesso foi iniciado.

Para o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Flaubert Torquato, o encontro foi bastante produtivo. "Para quem não tinha nada, conseguimos grandes avanços", destaca. O sindicalista adianta que a proposta tem grandes chances de ser aceita pela categoria.
"Não posso afirmar que a proposta será acatada, pois isso é uma decisão que só poderá ser tomada com toda a categoria, em assembleia. Mas, se o Governo formalizar o que foi acordado é possível construir um entendimento para acabar com a greve", avalia o professor, acrescentando que o fato do reajuste não estar mais condicionado à LRF é um grande avanço para a categoria.

O Governo do Estado deverá encaminhar hoje o documento aos sindicalistas, oficializando a proposta, que apreciarão o conteúdo em assembleia e decidirão os rumos do movimento grevista. O encontro dos sindicalistas está agendado para as 10h desta sexta-feira, na sede da Aduern.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo