Projeto para implantação do Curso de Medicina na Ufersa deverá ser apresentado até o mês de junho

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) iniciou o trabalho interno para instalação da Faculdade de Ciências da Saúde, que congregará os cursos de Medicina e de Nutrição. O projeto do curso está sendo elaborado por uma comissão da Universidade, que deverá encaminhá-lo para análise do Departamento de Ciência Animal até o final deste mês.
Caberá a esse departamento a análise, porque agrega o maior número de docentes que lecionarão nos novos cursos. A previsão é de que o parecer, com homologação, seja dado a partir de março, e que o projeto seja apresentado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) até o meio deste ano. A instalação dos cursos dependerá da aprovação do Governo Federal.
Esse cronograma é do reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, que segunda e terça-feira (31) visitou o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru, a fim de colher subsídios para a Ufersa. O município, de 320 mil habitantes e que polariza a região Agreste pernambucana, tem características semelhantes a Mossoró e está instalando Medicina.
Segundo ele, outros municípios do semiárido nordestino, como Campina Grande (PB), Cajazeiras (PB), Sobral (CE) e Petrolina (PE), concluíram instalação do Curso de Medicina e Mossoró precisa entrar nessa tendência. A previsão é de que o Curso de Medicina da Ufersa ofereça 80 vagas anuais, e Nutrição, 50 vagas por ano, 25 por semestre.
Caso seja instalado, o curso tende a diminuir a concorrência do vestibular de Medicina em Mossoró. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), 128 candidatos concorrem a uma vaga no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) de 2012. Se houvesse na Ufersa, a concorrência poderia ser de 30 concorrentes/vaga.
O perfil do curso seria mais voltado à medicina preventiva e não curativa, mudando o padrão atual. A instalação também contribuirá para amenizar a carência de médicos no interior do Rio Grande do Norte e para deixar os municípios menos "reféns" dos profissionais, que hoje escolhem onde atendem. A Reitoria da Ufersa espera oferecer as vagas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.

Fonte: Jornal O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo