Imagens da construção do Cristo Redentor

O Cristo Redentor é um monumento que retrata Jesus Cristo. Está localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Se situa no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia 7 de julho 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.

Do alto do mirante do Corcovado, o Rio como era em 1906, no mesmo ângulo que a estátua do Cristo veio a mirar a cidade depois de 1931. Segundo Sergio Burgi, coordenador da área de fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS), a fotografia de Augusto Malta mostra como o morro já era usado como mirante no início do século. Nos terrenos abaixo, vê-se a área onde cresceria o bairro de Botafogo.

Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 por cento dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.
Depois da construção do monumento sobre o Corcovado e da sua inauguração em 1931, a vista do Cristo passa a ser uma referência para a então capital brasileira, agregando valor simbólico àquela paisagem, aqui vista na década de 1970. Parte do fascínio vem pelo feito de erguer a estátua no alto do morro, diz Burgi. "Hoje as pessoas vêem aquilo como um grande monumento da engenharia", afirma o coordenador de fotografia do IMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA-NOS TWITTER

 
▲ Topo